quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conhecendo Vik Muniz


Filho único de pai garçom e mãe telefonista, Vicente José Muniz, teve uma infância humilde em São Paulo, onde nasceu em 1961. 
Predestinado a ter uma vida simples, Muniz teve seu destino mudado por um tiro que levou na perna: 

"Uma noite, após sair de uma reunião social, presenciei uma briga entre dois homens, sendo que um, com soqueiras inglesas, batia violentamente num outro. Saí do carro para ajudar a separar a vitima do agressor, que fugiu. Enquanto voltava para o carro, ouvi uma forte explosão e subitamente me vi no chão, indo de rastro atrás de minha vida. A vitima, incapaz de qualquer discernimento, havia aberto a porta de seu carro, pegado uma arma e descarregado o tambor inteiro na direção da primeira pessoa que viu vestida de preto. Essa pessoa era eu."

O que torna esse incidente decisivo para a vida de Muniz, é que o homem que o baleou era rico, e para não levar o caso a policia, ele ofereceu a Muniz uma boa quantia em dinheiro. Com esse dinheiro Muniz comprou uma passagem e em 1983 foi morar nos Estados Unidos.
No inicio ele trabalhou empurrando carrinhos em um supermercado. Vik estudou teatro e cenografia, se ligando cada vez mais ao mundo artístico.
Vik Muniz fazia desenhos e esculturas, e começou a fotografar suas obras com o intuito de divulgar e documentar seu trabalho, quando percebe a importância da fotografia, e a considera o objeto de sua obra:
Vik Muniz se tornou nessas duas décadas de carreira, um dos artistas brasileiro mais vendido e reconhecido no exterior.
Com uma linguagem única, Muniz trás em suas obras o humor e a ilusão de óptica.
A particularidade de seu trabalho se dá tanto pela ousadia na utilização de materiais inusitados e por vezes perecíveis, quanto no processo de criação e composição de suas obras, muitas vezes inspiradas em grandes clássicos da historia da arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário